Desvendando o Ceviche: Leite de Tigre




Que Ceviche é um dos pratos Peruanos mais emblemáticos, todo mundo sabe. Mas ao ler uma receita ou ver alguém preparando você já ouviu falar em LEITE DE TIGRE?


Ao contrário do que você deve estar pensando, não se trata de um leite — e nem mesmo é necessário um felino para produzir esse líquido. Afinal, o que é então?
O leite de tigre é um tempero!


E engana-se quem pensa que o leite comum é um dos ingredientes! É o aspecto leitoso do líquido que é responsável por dar esse nome a ele, temperado com especiarias, limão e cebola roxa.


Em outras palavras, LEITE DE TIGRE ou LECHE DE TIGRE nada mais é do que o caldo resultante da marinada do Ceviche e que geralmente é servido acompanhando o próprio Ceviche.


Muito utilizado na culinária latino-americana, principalmente no tradicional ceviche peruano, é muito comum os cozinheiros e chefs prepararem o leite de tigre para então usá-lo como tempero do Ceviche. Isso é muito prático em um restaurante já que o peixe precisa de um tempo certo marinando para ficar no ponto correto, logo, nada mais fácil do que simplesmente temperar o peixe já picado com o Leite de tigre e servir após alguns minutos. Evidentemente os mais conservadores criticam este método alegando que o Leite de tigre é alma do Ceviche e por isso precisar nascer com ele.


A verdade é que o Leite de tigre depende completamente do Ceviche para surgir, sem o peixe nem a coloração leitosa ele possuirá. Logo após preparado ele tem uma coloração roxa, derivada da cebola e somente depois de entrar em contato com as proteínas do peixe ele adquire a coloração leitosa característica. As reações químicas responsáveis por isso são as mesmas que “cozinham” o peixe, é o que chamamos de “cozimento químico”. Por isso toda receita de Leite de tigre leva algum peixe na sua composição.



Imagem relacionadaSe liga nos ingredientes necessários para se
preparar um maravilhoso Leite de Tigre:


150 g de filé de peixe branco

1 xícara (chá) de suco de limão

1 xícara (chá) de água fria

1 cebola roxa picada

1 colher (café) de gengibre ralado

1 colher (sopa) de pimenta-dedo-de-moça picada

1/2 xícara (chá) de salsão picado

1/2 xícara (chá) de coentro picado

1 pitada de sal


Modo de Preparo:

Como o leite de tigre é feito a partir da marinada do peixe, como dito anteriormente, vamos começar preparando os filezinhos para obter o caldo do peixe temperado. Para isso, comece cortando os filés em pequenos pedaços e colocando-os em um recipiente.

Em seguida, junte aos pedaços de peixe todo o restante dos ingredientes e deixe marinar por cerca de 30 minutos a 1 hora. Você vai perceber a formação de um líquido leitoso durante esse tempo.

Após esse tempo, retire os pedaços de peixe e coloque apenas o líquido no liquidificador, batendo até ficar parecido com um leite. Em seguida, desligue o liquidificador, coloque em um recipiente e deixe o leite de tigre “descansar” na geladeira por cerca de 20 a 30 minutos.

Passado esse tempo, voilà: seu leite de tigre geladinho está pronto para ser utilizado!

Quer deixar ainda mais fácil? Se não tiver tempo para fazer a marinada, não tem problema. Você pode substituir os filés de peixe branco por um caldo de peixe. Basta colocar tudo no liquidificador, com exceção do coentro e da pimenta, e bater bem. Depois, coe a mistura formada, adicione o coentro e a pimenta e bata rapidamente, apenas por poucos segundos. Em seguida, leve à geladeira por 30 minutos e sirva em seguida, com o peixe de sua preferência.


Na hora de consumir, você pode servi-lo como entrada junto ao peixe marinado, resultando em um prato super saboroso. Se quiser, aposte nessa combinação com o ceviche e se surpreenda com o sabor. Bom apetite!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reação de Maillard

O que confere elasticidade aos queijos?