Por que vinho tinto não harmoniza com pratos de peixe?
Isso a Enogastronomia aliada a Ciência de Alimentos pode explicar:
⠀
⠀
Combinar peixe e vinho tinto pode ser uma decisão não muito acertada e infeliz ao paladar por culpa de uma desagradável reação chamada metalização. O iodo dos peixes (os de mar, em especial) reage com o tanino (presente em dose maior nos vinhos tintos), resultando em sabor acre, metalizado. O tanino é uma substância elementar do vinho, um polifenol presente na casca, na semente e no engaço da uva e que passa para o vinho durante a produção da bebida – no caso dos brancos, a casca (onde também estão os elementos que dão cor ao vinho) é normalmente separada, por isso, é mais comum encontrar brancos sem taninos.
⠀
⠀
Peixe não combina com taninos. Quando se está bebendo um vinho muito tânico, geralmente tintos (que deixa a mesma sensação adstringente e áspera na boca, semelhante à sentida ao comer uma banana verde, por exemplo) e você dá uma mordida no peixe, sentirá um sabor metálico bastante desagradável.
⠀
⠀
Além disso, a força do tanino tende a “matar” a delicadeza do sabor do pescado. Mas há exceções. Mesmo o vinho branco sendo a bebida mais indicada, alguns peixes, caso do atum e do salmão, ambos de “carne escura” e com menor concentração de iodo, costumam casar bem com tintos de baixa concentração de tanino, como os elaborados com as uvas das variedades Pinot Noir e Merlot.
⠀
⠀
![]() |
Vinho branco é a bebida mais indicada:
os tintos, com maior concentração de tanino,
produzem um gosto metálico ao reagir
com o iodo presente na carne do peixe
|
⠀
⠀
Existe uma defensiva muito grande das regras de harmonização de pratos e vinhos, mas também é um fato que sabemos que toda regra tem exceções, e isso é bem comum por causa da grande variedade de tipos desta maravilhosa bebida.
Referências:
Puckette, M.; Hammack J. O Guia Essencial do Vinho. Wine Folly. Brasil: Intrínseca; Edição: 1ª (30 de outubro de 2016); 240p.
Sommers, B. J. Geografia Do Vinho. Brasil: Editora Novo Século, 2012; 240p.
Santos, J. I.; Santana J. M. Comida e Vinho - Harmonização Essencial. São Paulo: Senac SP; Edição: 4ª (1 de janeiro de 2014); 168p.
Borges, E. P. Harmonização - O Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida. Brasil: Mauad, 192p.
Comentários
Postar um comentário