Açúcar tira acidez do molho de tomate?
Mas porque o molho fica ácido? Na real, o fruto do tomate não é tão ácido assim, já que sua composição é dada em maioria por água, e o restante, que é o mínimo, contém outras substâncias, entre elas, o ácido fólico, por exemplo.
O que acontece é que quando cozinhamos o tomate ele libera essas substâncias ácidas, por isso, no caso do molho, o que evidencia no nosso paladar é um sabor mais ácido e o sal ajuda a acentuar mais ainda esse sabor combinado com o "azedinho" típico do tomate.
Mas que técnica utilizar para neutralizar essa acidez?
O que acontece com frequência e de maneira errônea entre as pessoas é a adição de açúcar no molho para "tirar a acidez".
Mas isso é um mito muito corriqueiro e pode ser preocupante a depender da quantidade de açúcar que você está adicionando nesse molho! Cuidado com altos níveis de açúcar no sangue!!
O açúcar não é recomendado para isso. Nesse caso, o que ele faz na verdade é mascarar a acidez, mas não a transforma.
O açúcar não reduz acidez do molho, ele apenas adoça e, por isso, acaba disfarçando o sabor ácido.
Para frisar bem: D-I-S-F-A-R-Ç-A-N-D-O.
É sempre de bom tom colocar um pedaço de cenoura dentro do molho, na hora que ele for apurar. A cenoura absorve a acidez e equilibra o teor do molho com atuação mais saudável em relação ao açúcar (sacarose) de cana.
Uma outra alternativa mais eficaz para anular ou corrigir acidez é a utilização de um elemento neutralizante - como por exemplo, o bicarbonato de sódio. Não é preciso exagerar também na medida de bicarbonato. Meia colher de chá já é o suficiente para suavizar a acidez de aproximadamente um litro de molho. Utilize dessa proporção e "vualá"!
Comentários
Postar um comentário